top of page

Vamos escolher uma profissão?


Deus sabe como eu queria chegar aqui e falar de como é fácil escolher uma profissão. Ainda mais no Brasil, em que muitas vezes os pontos do vestibular escolhem por você a carreira que vai seguir o resto das nossas vidas.

Eu queria estar aqui e escrevendo o quão fácil foi pra mim decidir algo que vai me fazer feliz pelo resto de minha vida, mas a verdade é que, aos 22 anos, enquanto muitas pessoas estão ganhando seu salário e fazendo o que gostam eu, sinceramente, não sei nem por onde começar.

Sim, esse post é bem emocional, mas não particular. Não tem como ser particular, já que o ser humano em geral está em constante transição, com isso várias pessoas estão na mesma condição que a minha. E, por mais que minha intenção ao escrever, seria ter um fim ou uma solução pra os nossos problemas com isso, o que realmente vai acontecer é que, vamos juntos compartilhar algumas frustrações e alegrias dessa louca caminhada do autoconhecimento.

Por quê auto conhecimento?

Na minha humilde opinião, essa é a parte mais difícil. Temos que escolher uma profissão aos 16 ou 17 anos, sendo que, nessa idade nem temos construído completamente o que somos. Sei que várias pessoas acertam entretanto,o que eu realmente acontec é percebemos que nada do que esperamos é o que realmente é.

E vai por mim, essa é a parte mais frustrante, achar que não somos bons o suficiente para realizarmos aquela profissão, apenas por não ser o que nos deixa feliz.

Talvez seja por isso, que o auto conhecimento é tão importante. Não basta só conhecer a profissão, acima de tudo é se conhecer e aceitar que algo não te fazer feliz não te torna incopetente, o que te tornaria é fazer mal feito algo que não te completa.

Ninguém disse que seria fácil!

Eu sempre digo isso, pode até ser minha válvula de escape, sei lá. Mas o que realmente importa é que viver não é fácil minha gente. Nunca foi e, infelizmente, nunca será. E, eu não estou sendo pessimista vocês vão entender isso. Imagina então se seria fácil escolher algo que você vai conviver por, pelo menos, 30 anos de sua vida. Claro que existem as anomalias, aqueles que nascem com o dom pra alguma coisa específica, mas, na maioria dos casos, (no meu caso, por exemplo) isso não acontece. O que acontece são pessoas que poderiam realizar várias funções diferentes e, tem que escolher dentre elas uma, para servir de profissão.

Acho que, o que realmente não percebemos é que mesmo não usando algumas de nossas habilidades como provedora não significa que não poderemos realizá-las como hobbie ou até como uma renda extra. Graças a Papai, nós somos ilimitados, cabe a nós não limitarmos nossas possiblidades de felicidade.

Podemos, entretanto, escolher uma delas como principal e, literalmente, trabalhar com isso.

Não se ache incapaz!

Nunca se ache incapaz por causa de uma prova! E, sim eu estou falando do vestibular. Um grande educador, Paulo Freire, já dizia que uma prova escrita nunca mediria a capacidade de um aluno. Pode até parecer auto ajuda, mas não é, isso é comprovado, existem inumeros fatores que vão além de uma folha de papel com perguntas para avaliar alguém. Isso limita as pessoas !

Eu não estou aqui para me dizer, ou não a favor de alguma teoria educacional, o que realmente importa é que o vestibular não te qualifica a uma profissão, sua dedicação para com ela sim. Eu acredito, que se você tem um sonho, e se você realmente acha que te faria feliz cabe você dedicar-se e lutar por ele. Por que o vestibular é apenas um dos vários obstáculos .

Bom, sei que isso tudo pareceu a filosofia de uma garota indecisa, mas o que é a vida se não a formação de teorias filosóficas? Das suas próprias teorias.

então se sua teoria sobre o assunto for diferente da minha, eu adoraria saber ! Deixa aqui em baixo !

Vamos crescer juntos !!!

Beijos


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page